22 de jan de 2012

Leitores sobrecarregados!

Com o meu retorno pro blog, a volta da rotina de blogueiro e bookaholic compulsivo, percebi o quanto eu estava desatualizado. Livros que esperava ansiosamente já se encontram à venda, outros que nem no Brasil esperava ver tão cedo já foram anunciados e a minha pilha de leitura está lotada. Entrei em desespero. É muita informação para um cérebro só. Respirei e comecei a visitar os blogs que eu curto para me atualizar (como Garota It, Livros e Bolinhos, por exemplo) e reparei na quantidade de lançamentos: muitos títulos em um só mês. É de enlouquecer qualquer bookaholic!
Vejo muitos blogueiros (e leitores, claro) sempre falando do sobrecarga de livros que tem para ler, deixando muitos deles estressados e até com uma pontinha de desespero, afinal todos querem estar pro dentro das novidades, participando de clubes do livro com a história e todos os detalhes na ponta da língua, etc. No entanto o tempo não deixa, afinal, são muitos livros para ler em um curto espaço de tempo. Mas, é realmente necessário? Precisamos mesmo estar atados ao que é tendência de leitura do momento? Por exemplo: Fallen, um hit da Galera Record da Lauren Kate virou febre aqui no Brasil em 2010 e creio que praticamente todos os blogueiros já leram e resenharam. Todos, menos eu. E olha que eu tenho o livro aqui na minha estante desde dezembro de 2010. O fato é que eu ainda não tive aquele interesse forte de leitura nele, e acabo sempre adiando a leitura e coloco alguma obra de maior interesse na frente. Não que ele seja ruim, pelo contrário, foi muito elogiado, mas essas coisas acontecem.

Daí vem o julgamento pessoal de cada um. Escolher o que ler é algo pessoal e varia de pessoa pra pessoa. Nós, blogueiros, só apresentamos as oportunidades, ou até seguimos  alguns caminhos (leituras diversas) e mostramos se a viagem foi boa ou não (nas resenhas). Cabe ao leitor em geral perceber se quer ler algo que goste ou algo para ser aceito em um determinado grupo social. Desencanei. Lerei o que tenho compromisso em resenhar e também aquilo que realmente gosto. Pode perceber, que fazendo isso, a pilha de livros e o peso na consciência diminuem bastante. 

9 comentários:

  1. Pois é, esse é um grande problema para todos nós. Para resolver esse problema, eu só compro os livros que tenho certeza que vou gostar, e em poucas quantidades por mês, para a pilha não ficar alta. Eu sempre compro quando estou no penultimo da minha pilha.

    http://mr-books.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, e obrigada por colocar o L&B entre os que visita pra saber das coisas! XD
    Seu exemplo com Fallen foi ótimo! Li o primeiro e resenhei, mas os outros dois estão acumulando poeira na estante porque não rola AQUEEEEELA vontade, hahaha.

    Você tem razão: ler o que se quer ajuda a pilha a diminuir com mais rapidez. Vale a pena! ;D

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. Gostei do tema.
    Muita gente fala que esse é o grande problema de todos (como disse o Marcelo) mas acho que a questão é saber se controlar.
    A verdade (triste verdade) é que temos uma vida muito curta e JAMAIS vamos conseguir ler tudo o que queremos, mas mesmo assim há pessoas fazendo pilhas e mais pilhas, umas passando dos 300 livros em casa e a pessoa não para de comprar! Está na cara que muitos livros ali jamais serão lidos (Como pode ser o caso de Fallen pra você rs).
    Alguns compram tudo o que vêem nos blogs, muitas vezes se deixam levar por qualquer resenha efusiva e sai comprando. Acho que a questão é ser mais seletivo. Eu sempre tenho um livro pra ler, mas não sigo as modas e nem compro tudo obsessivamente. Tenho só uns 10 livros por aqui e raramente esse número sobe. Quero ler o que tenho aqui comigo. Quando eu precisar, eu compro u.u

    Mas obviamente isso é de cada um mesmo, se a pessoa quer comprar e o dinheiro é dela, eu é que não vou me meter rs

    ResponderExcluir
  4. Seu desespero me lembrou um episódio de Gilmore Girls em que ela visitava Harvard pela primeira vez e comentava quantas bibliotecas e quantos livros havia por lá e como ela nunca ia viver o suficiente para conseguir ler todos eles.

    Sei que seu post foi um pouco mais direcionado do que isso, mas a real é que a vida é muito curta para tudo. Para ver todos os filmes, para ler todos os livros, para visitar todos os países do mundo. Se desse para fazer tudo, ao mesmo tempo e agora, não seria necessário escolher. E acho que são as escolhas que fazem a vida mais gostosa até. Por isso que não se deve deixar que outras pessoas escolham por você. A pressão da sociedade existe, mas só até um certo limite, porque no final das contas quem ainda tem o poder de decisão é você.

    PS. "todos os blogueiros já leram e resenharam. Todos, menos eu." Juro que pensei que nessa parte vc ia completar: "Menos a Luiza, que está no Canadá". hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão, Lisa! Obrigado por comentar aqui no blog!
      Realmente, as escolhas que fazem da vida mais gostosa e até mais única das demais. Gostei muito do que você disse. É bem o que eu penso ;D

      Excluir
  5. O mundo literário anda mesmo muito cheio de informações. Aqui no Rio tem quase um ou dois eventos de lançamento nas livrarias por semana! E eu, que nem me preocupo em ler o novo livro do momento, ando bem sobrecarregada. Tenho vários aqui em casa para ler e parar de comprar é quase impossível, um negócio viciante! XD Mas estou tentando me controlar, ainda que a certeza de que nunca conseguirei ler tudo o que quero seja agoniante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Entendo completamente. Eu também ainda não li Fallen e ele tá ali na estante desde 2010, como tantos outros livros. Eu gosto de ler o que tenho vontade, não importa se é lançamento ou não. Do mesmo jeito que filmes e séries. Se no momento eu quiser ousar ler um gênero diferente do habitual, vou na minha estante e pego. O que não gosto é quando editora/autor fica cobrando resenha, tudo tem que seguir seu tempo. Fiz uma promessa de ficar 6 meses sem comprar livros, justamente para não me sobrecarregar. Tenho muitos livros não lidos para gastar dinheiro com mais, tenho que me controlar e até agora estou indo bem.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu texto! Realmente diante de tantos livros e lançamentos é fácil se perder, as vezes eu vejo um tanto de blog falado sobre novos livros, resenhas e eu fico perguntando: já foi lançado? É um livro atrás do outro, tem que ter ritmo e tentar sempre ficar por dentro, o que é complicado kkk. Eu também passo livros do meu interesse na frente de uma pilha de outros livros que ainda tenho para ler kk

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. É complicado demais. Dá tanta vontade de ter super poderes e conseguir ler trocentas em alguns minutos. Só assim pra conseguir ler tudo que a gente gostaria e sem se sentir frustrado.

    ResponderExcluir