9 de mar de 2012

Popcorn! | Jovens Adultos (2011)

Sempre quis saber de onde vem a inspiração de alguns autores. Experiências? Imaginação? Casos na família? Vaira muito. E aqui estou eu, diante de um filme com essa temática (ou pelo menos toca bem no assunto). Estou falando de Jovens Adultos (Young Adult) e sim, se você acha que o título tem a ver com o gênero que nós adoramos ler: você está certo! No filme conhecemos Mavis Gary (Charlize Theron), uma escritora de livros young-adult (ou simplesmente YA: livros voltados para adolescentes) que está passando por uma séria crise pessoal. Divórcio, falta de criatividade para dar um fim digno a sua série de livros, pressão da editora, baixa auto-estima são só alguns de seus problemas. Na tentativa de reverter seu quadro deplorável, Mavis volta a sua cidade natal na tentativa de reconquistar seu ex-namorado de adolescência, Buddy (Patrick Wilson) e ao mesmo tempo terminar seu livro. O problema é que Buddy está com uma família formada. Eu disse "problema"? Isso não é problema para Mavis. Ela está disposta a destruir tudo e todos na busca da sua felicidade.

Ao perceber que pode não conseguir o que quer, tenta virar o jogo com novas atitudes ousadas sem ligar para as consequências. Na medida em quem Mavis volta à cidade e seus antigos "colegas de escola" a reconhecem, soltam frases como: "O que essa vadia está fazendo aqui?". É, vamos descobrindo o passado queen bitch da protagonista (mesmo que rasamente) e vendo seus motivos para estar assim, nesse estado. Imagine rever todos os seus colegas de colégio 17 anos depois: cada um com suas vidas simples, suas famílias. E você mesmo atingindo tudo o que almejou na adolescência, parece infeliz tamanha é a simples felicidade dos outros. Muita coisa pode mudar; e é isso que o filme que passar: o mundo dá voltas e você sempre acaba se surpreendendo e se conhecendo. 

Apesar de ser vendido como um filme de comédia, Jovens Adultos tende muito mais ao drama. Mavis é uma personagem frágil e mostra essa fragilidade ao longo de sua jornada de conquista (Charlize está impecável no papel, um de seus melhores trabalhos). É bacana de ver que o que a autora está vivendo acaba interferindo em sua obra, como um escape emocional projetado no papel.  A princípio pode parecer um filme bobo ou parado, mas ele muda de tom e cresce de um modo a nos fazer refletir sobre o que queremos no futuro e se nossas realizações valem mesmo a pena; se nos trazem (ou vão trazer) mesmo a felicidade que tanto buscamos.

Jovens Adultos estreia dia 6 de abril nos cinemas brasileiros. Veja o trailer: