6 de fev. de 2011

A Paranóia dos Blogueiros

Bem galera, esse post infelizmente vai ser diferente do que vocês estão acostumados a ver aqui no blog. Há muito, muito tempo eu venho pensando nesse assunto – refletindo; tirando minhas próprias conclusões; tentando entender – e agora resolvi falar um pouquinho com vocês sobre isso. Estou falando da certa “paranóia” que de alguns meses para cá vem aparecendo muito como focos de incêndio na “mata atlântica literária”, digamos assim. Estou falando do caso: blogueiros e parcerias.

Bem, como muitos já sabem a parceria entre uma editora e um blog é sempre interessante tanto pro blogueiro, como para a editora e, claro, para os leitores de um modo geral. Ter resenhas fresquinhas toda semana, apontando pontos negativos e positivos de cada lançamento literário é sempre um ponto a mais para o consumidor de livros e claro, dá credibilidade ao blog. É meio que um ‘mapa do tesouro’: as resenhas lhe abrem os olhos para o que você pode esperar de um determinado livro; daí você decide se vai ler ou não, dependendo do que achar da resenha. Mas nos últimos meses, muitos blogs banalizaram essa prática, tornando a parceria como a única meta a ser alcançada, deixando de lado o prazer de informar, comentar e debater sobre os livros no blog – somente para satisfazer o próprio ego.
...
Quem não gosta de receber um presente, hein? Bem, eu gosto muito e tenho certeza de que você leitor, também. Quem gosta de livros? Eu gosto e se você está aqui no blog lendo esse post no mínimo se interessa pelo mundo literário e suas novidades – e com certeza gostaria de receber um livro de graça. Mas as parcerias não se tratam disso. Elas existem para que o consumidor – você, leitor – conheça o livro e saiba detalhes em primeira mão através da visão de um leitor comum, que no caso quem faz o papel desse leitor é o próprio blogueiro. Ele vai dizer se gostou ou não do livro e dá dicas para quem lê a resenha da obra. Esse é o real sentido das parcerias. Não é vender o ‘peixe’; é deixar que todos pesquem o seu e crie uma opinião sobre o determinado livro em destaque. Se você vai criar (ou infelizmente já criou) um blog somente com a finalidade de receber ‘presentes’; pode saber que você não está contribuindo em nada com a sociedade literária, muito menos com os leitores. E para as editoras: se vocês pensam que doar os livros para os blogueiros é o mesmo que comprar boas resenhas, garantindo lucro nas vendas; estão agindo de má fé. Não criamos o blog para vender opiniões; e sim para dar opiniões.

Criei esse post mais como um desabafo. É muito triste ver em vários blogs o apelo exacerbado e comercial dos livros, fazendo da página mais uma feira livre de promoções e parcerias e deixando de lado o real motivo da existência do blog: a leitura e o compartilhamento de pensamentos. Bem, eu penso assim. É a minha opinião. E espero não ser processado por ninguém...