11 de jan de 2011

Férias: quais livros levar na mala?

O ano novo chega e com ele, pra grande maioria da população: férias. Tempo de relaxar, aproveitar os bons momentos com os amigos, viajar... e ler bons livros, por que não?! Mas, como conciliar a leitura com toda a diversão à espera nesse mês? Bem, muita gente opta por deixar as leituras de lado e curtir mais o momento, entretanto os bookaholics que não vivem sem uma bela “quote” diária não se contentariam em abandonar os livros em troca de baladas e muita folia no carnaval da Bahia. Poxa Israel, mas todos os meus amigos vão e aquela ‘pessoinha’ vai estar lá também sabe? Bem, eu sei muito bem e pensando nisso recomendo uma palavra bem bacana: conciliar. Bem, vou explicar no fim do post.


  • Seus pais vão viajar e você vai junto, claro. O destino e um lugar bem animado, com muita coisa pra fazer?
  • Vai ficar na cidade, mas seus amigos não largam do seu pé chamando para baladas e happy hours?
  • Está se preparando para uma viagem estilo excursão (daquelas bem cansativas)?

Dica: Os livros mais curtos e de linguagem fácil são a opção. Livros pequenos em tamanho e espessura ou de bolso também são uma boa pedida, já que você vai ter que arrumar uma mala e quando menos espaço ocupado, mais roupas ou objetos essenciais.

  • Mas que tema levar? 
Dica: Vaira de cada um, claro. Tem gente que curte um YA bem leve ou chic-lits bem divertidos, outros porém não largam de uma biografia ou até um de ficção científica. Mas a minha dica é escolher um que você possa absorver e se divertir ao mesmo tempo, afinal você não está estudando, está de férias!

  • Alguma recomendação?
        

Dica: Vai para a praia? Leia A Última Música, de Nicholas Sparks (Novo Conceito) – o tema é bem apropriado e quem sabe você não vive um romance de verão assim como a Ronnie e o Will, não é?


Vai para a serra? Leia A Cabana, de William P. Young (Sextante - leia resenha aqui) – as revelações desse livro associados ao clima úmido do local pode lhe dar uma sensação de aproximação com Deus, de forma leve e simples.


Acampamento? Descubra a saga Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan (Intrínseca) – as cinco histórias se passam no Acampamento Meio-Sangue, onde só quem é semideus pode entrar lá e ser treinado para incríveis batalhas. Empolgante e super fácil de ler. P.S.: Quem ainda não conhece a saga, comece pelo primeiro livro, O Ladrão de Raios.

Não vai viajar, mas está sem tempo para ler e precisa ler? Minha dica é conciliar o tempo. Aproveite as brechas, entre tomar banho até sair com os amigos – isso às vezes leva um tempinho ou depois do almoço e ler umas quatro ou cinco páginas já será um grande avanço. Leitura fácil que não exige muito da sua concentração? Leia Beijada por um Anjo, de Elizabeth Chandler (Novo Conceito - leia resenha aqui) – mesmo que não tenha lido há dias, quando retoma não fica perdido.

Bem, essas foram as minhas dicas. Claro que não precisam seguir cada uma delas, afinal são dicas! Boas férias, boa viagem e boas leituras!