8 de mai. de 2012

E a corrida (necessária?) continua...

Meses planejados, datas marcadas e assuntos a resolver sistematicamente são sempre um  problema pra mim; e isso, claro, reflete no blog. Sim, tento planejar ao máximo os prazos de resenhas, posts (quando vem a inspiração), mas sempre o Kronos vem e me desorganiza todo. Triste, mas compreensível, afinal não somos máquinas. Peguem leve comigo, ok?

Semana passada comentei que iria postar a resenha de Um Homem de Sorte aqui no blog, o que (ainda) não aconteceu. Realmente tenho me esforçado ao máximo para ler mais rápido, porém o tempo curto (faculdade, te amo! ¬¬) e a minha desorganização acabou atrapalhando tudo, e... deixando as desculpas de lado, veio aquela leve, mas constante, reflexão: por que a pressa?

Para mim, a leitura tem que ser uma das coisas mais agradáveis do meu dia. E fazer coisas  agradáveis com pressa não é o meu forte. Já dizia o ditado: A pressa é a inimiga da perfeição. Sim, tenho percebido muito isso. Leituras rápidas demais me estranham. Mas calma, antes que você que lê um livro em horas se sinta ofendido: cada um tem o seu ritmo de leitura; lentos ou rápidos, não cabe a mim julgar no geral. Mas, para o meu estilo de leitura, é totalmente inviável. Ao ler um livro analiso cada detalhe, aproveito cada frase bem escrita, me emociono com cada passagem. E isso requer um tempo maior.
Mas e os lançamentos desenfreados? A cada mês somos bombardeados com 20, 30 lançamentos no mercado (e olhe lá) e a pilha de livros só faz aumentar. O "vou ler" do Skoob fica cada vez mais cheio e o desespero bate a porta: será que vou conseguir ler tudo isso logo? Daí você se desafia, lê os livros numa velocidade ímpar, fica por dentro das novidades, consegue atingir as metas estrambólicas, e ao final, não sente absolutamente nada, só o vazio. Será que valeu a pena essa corrida louca de "ler primeiro" ou ler tudo para "estar por dentro" e em contrapartida o livro não te modificar, influenciar, mover, alterar, incitar seus sentimentos e pensamentos?

Bem essa era uma das minhas dúvidas e creio que cheguei a alguma conclusões, repetindo, pessoais. Minhas leituras existem para modificar, influenciar, mover, alterar, incitar e desenvolver meus sentimentos e pensamentos; não apenas para atualizar o blog ou estar participando de rodinhas de conversas. O importante é ser você e ler aquilo que se satisfaça no seu momento e, principalmente, no seu tempo. Sem pressão. Aproveite a viagem, pois ao final são as experiências que valem, e não a quantidade de lugares por onde você passou.

P.S.: A resenha de Um Homem de Sorte ainda sai essa semana, se tudo der certo!

Um comentário:

  1. Oi, Israel

    Gosto muito dessas suas postagens.

    Nunca senti essa pressa em terminar um livro para ter que diminuir minha fila de leitura ou ter o que postar no meu blog porque 1) Meu blog não é 100% literário, prefiro investir em postagens pessoais, resenha sai em média apenas 4 por mês e 2) Eu não fico louco com esses lançamentos que vemos toda hora, ainda mais porque não curto muito sobrenaturais que parecem ser os livros em maior evidência atualmente. Tô sempre por fora dos lançamentos rs

    Eu tenho um ritmo perfeito pra mim: 1 livro por semana. Como não tenho muito tempo pra escrever, não posso deixar várias resenhas acumularem e nesse ritmo consigo levar bem.

    Acho que a "velocidade de leitura" de uma pessoa, não necessariamente significa que ela dê mais ou menos atenção aos detalhes. Acredito que uma pessoa que lê um livro a cada dois dias pode aproveitá-lo da mesma forma que eu que levo de 5 a 7 dias para terminá-lo. Quando você disse que "Ao ler um livro analiso cada detalhe, aproveito cada frase bem escrita, me emociono com cada passagem. E isso requer um tempo maior", me fez pensar que devem existir pessoas que fazem o mesmo que você só que em menos tempo. Depende também do tempo disponível de cada um, né?

    "Aproveite a viagem, ao final são as experiências que valem, e não a quantidade de lugares por onde você passou." #Curti

    PS: Uma sugestão: Já pensou em por o Disqus aqui no seu blog?

    ResponderExcluir