27 de mai de 2011

[RESENHA] Diário de uma Paixão (Nicholas Sparks)


Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre esse livro. Também já deve ter ouvido falar do autor. “Diário de uma Paixão” foi a primeira obra de Nicholas Sparks a ser publicada, fazendo o autor ser mundialmente conhecido e popular devido ao enorme sucesso nas livrarias. Mas, o que será que tem nesse livro capaz de quebrar recordes, tornar-se um best-seller e faturar milhões em bilheteria numa adaptação cinematográfica? Bem, durante a minha leitura encontrei os tais motivos para todo esse sucesso.

A narrativa começa com um senhor já de idade, reclamando da velhice e contando com o é sua vida na casa de repouso onde agora vive. Ele lê todos os dias para uma senhora um diário onde está registrado umas das mais belas histórias que ele conhece – o romance de Noah e Allie. A narrativa logo corta para o momento em que o diário é lido e temos conhecimento de toda a história: Allie e Noah se conheceram no verão e logo se apaixonaram, porém a família da moça impede que o romance tenha um futuro devido a Noah ser de classe social inferior ao da amada. Isso os afasta de tal modo a não se verem por quase 14 anos até que em uma bela manhã em Nova Berna, Noah reencontra sua amada, agora noiva de outro, na frente de sua porta. Isso faz com que os dois revejam seu passado juntos e imaginem o que poderá dar no futuro com esse reencontro nada convencional. A história parece ser simples, mas não se engane.

Nicholas é um gênio. Desde o princípio da leitura ele esconde segredos e detalhes importantes, que quando descobertos fazem toda a diferença na leitura – fazendo dela ainda mais cativante e impactante. A alternância de tempo pode até ser confuso em alguns momentos da leitura, que são pouquíssimos, acredite, mas nada capaz de desmerecer a continuidade. O modo como ele descreve sentimentos, sensações e momentos são únicos e merecem destaque – a aplicação de poemas durante a obra também nos leva a conhecer os personagens cada vez mais ao ponto de no meio da leitura você ser capaz e traçar todo um perfil psicológico de cada um (genial). A leitura é rápida e muito bem editada, o que facilita e muito o entendimento. Cada palavra, cada frase, cada descrição não deve ser deixado de lado pois tudo isso é essencial para criar a atmosfera do amor único e até utópico de Noah e Allie. Para quem ainda não assistiu ao filme, vai uma dica: leia o livro primeiro e se surpreenda com a qualidade da adaptação – é magnífico ver as cenas prontas e saber o que cada personagem está pensando. Pra quem já viu o filme e já sabe como termina, vale também uma dica: a leitura vai te proporcionar uma nova visão dos personagens, o que eles realmente estavam sentindo a cada cena, gesto ou fala. Afinal, somente as palavras tem esse poder de expressar o real pensamento do autor, e não uma adaptação – mesmo que fiel.

28 comentários:

  1. Muito bom heim! PROFUNDO! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Emanuella Duarte30 de maio de 2011 18:54

    Louca por esse livro...

    ResponderExcluir
  3. É um dos livros que pretendo ler. Somente li Um amor para recordar do Nicholas. Gostei, mas dizem que os outros livros são bem mais intensos.

    ResponderExcluir
  4. Jocelisa Lourenço31 de maio de 2011 10:43

    Amei de paixão o filme,mas nã encotro o livro!!
    Quero muito ler já li quase todos do nicholas.
    O melhor de todos é Diario de uma paixão!!
    ótima resenha

    ResponderExcluir
  5. Tenho o filme que achei lindo, apesar de ter longa duração já assisti várias vezes. O livro deve ser muito melhor pq Nicholas é Nicholas, incomparável *.*
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada pelo filme. Mas nunca li o livro. Sempre vejo boas recomendações, mas ainda não tive tempo para confirmar.
    Parbpens pela resenha e pelo blog.

    Já estou seguindo =)

    bjinhuxxx

    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Quero muito este livro. Pelo que eu ja vi deve ser uma história linda, até porque os livros do Nicholas Sparks são muitoo bons. Esta até na minha lista de presentes de aniver. :D

    ResponderExcluir
  8. O filme é lindo, o livro deve ser incrivelmente emocionante...Eu me emociono mais imaginando as cenas. Estou doida pra ler esse livro! :D

    ResponderExcluir
  9. Essa Nicholas Sparks me dá arrepios, de onde vem esse dom maravilhoso de escrever, assim, ele vai dar muita alegria pra muita gente com o talento dele vlw diario de uma paixao adoro todos vcs

    ResponderExcluir
  10. 20 comentários esse livro é sorteado! Que beleza, adorei este blog, tem uma promoção atrás da outra.

    ResponderExcluir
  11. tá demorando muito pra chegar aos 20 comentarios

    ResponderExcluir
  12. LEGAL! MAIS UM LIVRO!!!!!!!!!!!!OBAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  13. Se vocês sortearem este livro, eu tenho que ganha-lo. Sou fã enlouquecida!

    ResponderExcluir
  14. Será que vale repetir o comentário? Quero muito esse livro

    ResponderExcluir
  15. Amo livros do Nicholas Sparks!

    ResponderExcluir
  16. Só mais dois comentários!

    ResponderExcluir
  17. Nunca li um livro de romance! Não sou muito fã de romances, mas seria legal ler um para conhecer romances, falam que é muito bom esse Nicholas!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom!!! Quero ler agora :D

    ResponderExcluir
  19. Assisti o filme e me emocionei muito ! Imagina lendo então? rs *-*

    Ótima resenha ! :*

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei o filme, ele é muito lindo, mas ainda não tive oportunidade de ler o livro. Mas esta na minha lista, como você falou so lendo nos conseguimos realmente sentir o que o personagem sente, por melhor que o filme tenha sido, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Até hoje os livros que li de autoria do Nicholas Sparks ("Querido John", "O Milagre" e "A Última Música") acabaram se tornando meus livros preferidos. A forma como ele lida com o amor, seja de namorado, marido, pai, mãe, irmão etc. é maravilhoso. Acredito que o livro seja ainda melhor que o filme, então, como adorei o filme acredito que esse livro tem tudo para também ser um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  22. eu ainda hei de conseguir ler os livros de Nicholas Sparks... falam tanto deles... =)

    ResponderExcluir
  23. Adorei o filme, mas sabe como é, o livro sempre é melhor.

    ResponderExcluir
  24. Nicholas Sparks é fantástico! O filme O diário de uma paixão é um dos meus favoritos e fiquei encantada quando assisti. Mas o que eu quero mesmo é ler o livro, pois, como você disse, 'somente as palavras tem esse poder de expressar o real pensamento do autor. Gostei muito da resenha! (:

    ResponderExcluir
  25. Amo esse autor, adoro os livros dele, e esse livro parece ser um dos melhores, se é que dá para escolher só um!! Louca por esse livro, fantástico!!!!!

    ResponderExcluir